Carta à Igreja de Pérgamo

PergamoMais uma evidência contra a tese de que Apocalipse foi escrito antes de 70 dC é a igreja em Pérgamo. O único livro do Novo Testamento que cita a cidade ou a igreja em Pérgamo é o Apocalipse.

Apo 2:13 – Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

“… Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás”: Pérgamo foi o local de um templo dedicado a Roma e Augusto (idolatria oficial do governo romano). Isso só ocorreu após 80 dC; mais tarde foram erigidos outros templos para a honra dos imperadores Trajano e Severo. Além desses templos para o culto imperial, o povo de Pérgamo adorava outros “deuses”, tais como Zeus, Atena, Dionísio e Asclépio. Encontramos em Pérgamo uma mistura dos poderes do mal – religiões falsas e o poder oficial do governo romano. Enquanto seus vizinhos sacrificavam aos demônios (veja 1 Coríntios 10:19-20), os discípulos de Cristo reconheciam o único Deus como Senhor.

O versículo fala de Antipas, fiel testemunha martirizada em Pérgamo. Ele existiu! Antipas morreu após 80 dC. Se o versículo faz referência a morte de Antipas, certamente foi escrito após 80 dC.

Antipas foi martirizado no governo do Imperador Domiciano:

“Santo Antipas … disputou durante o reinado de Domiciano, quando foi lançado, como se diz, em um touro de bronze que havia sido extremamente aquecido” (Saints and Feasts – Heiromartyr Antipas, Bishop of Pergamum – Greek Orthodox Archdiocese of America).

“Em 92 d.C., segundo a tradição, Antipas de Pérgamo, discípulo pessoal do apóstolo João, foi assado até a morte em um touro de bronze ou cobre durante as perseguições do imperador Domiciano” (Antipas of Pergamum – Conservapedia).

“Bispo de Pérgamo durante as perseguições do imperador Domiciano. Mártir mencionado no livro canônico do Apocalipse” (Saint Antipas of Pergamon. CatholicSaints.Info. 8 April 2020).

“Santo Antipas, bispo de Pérgamo, martirizado sob o imperador Domiciano” (Catholic Encyclopedia, “New Advent” – Oil of Saints)

Veja também a fonte do site Ecclesia:

 

Outra evidência para a datação do Apocalipse

Os Balaãmitas (ver Apoc. 2.14) haviam encontrado tempo de se estabelecer em Pérgamo, o que significa que se partimos do estabelecimento da Igreja, depois de 60 dC, e a exortação àqueles que seguiam já a doutrina de Balaão, teríamos que admitir que isso aconteceu num curtíssimo espaço de tempo. A invasão e aceitação dos Balaãmitas dentro da Igreja não pode ter ocorrido tão rápido.

João também escreveu sobre a doutrina dos nicolaítas nos capítulos 2 e 3, que era uma forma incipiente de gnosticismo que não se desenvolveu até algum tempo depois de 70 dC. No momento da escrita de João do Apocalipse, o gnosticismo trabalhara seu caminho para a igreja a tal ponto que foi mencionado nos endereços de outras dessas congregações.

Todas essas coisas teriam que se desenvolver nestas igrejas em três  anos ou menos, a fim de manter a data de 70 dC para a escrita do Livro de Apocalipse. Enquanto tal coisa não é totalmente impossível, é altamente improvável. É extremamente importante em nossa consideração sobre este assunto, que  reconhecemos que em 70 dC, a degradação espiritual, a apostasia dos gnósticos e a perseguição da Igreja na Ásia Menor, ainda não tinha alcançado o nível demonstrado pelo texto. Essa apostasia não ocorreu em dois ou três anos, mas sim foi desenvolvida pelo menos após duas décadas de existência da Igreja. Isso nos revela que Apocalipse jamais pode ter sido escrito antes de 70 dC.

Devemos lembrar a quem o Apocalipse foi dirigido e considerar o contexto histórico em que essas igrejas realizaram as circunstâncias que estavam enfrentando, o que não pode ter sido na década de 70.

A revelação  dirigida as igrejas da Ásia, não é apenas entendida como direcionada para eles, mas sobre eles também. As circunstâncias terríveis retratada nas pequenas cartas são preditas a vir sobre  quem a carta é dirigida e não às pessoas que vivem em outra parte do mundo. Não faz sentido para João endereçar uma carta aos cristãos que vivem na Ásia Menor sobre os  eventos que acontecem na Judeia.

Não estou tentando dizer que o Apocalipse não tem aplicação aos cristãos que vivem em outros lugares, ou seja,  de outros tempos. Apocalipse certamente tem uma aplicação direta a todos os cristãos que viviam no Império Romano, subjulgados por Roma, e com ela atravessada no caminho impedindo o avanço da Igreja.

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