Carta à Igreja de Filadélfia

João escreveu o Apocalipse para um grupo específico de igrejas na Ásia. O apóstolo Paulo estabeleceu nove igrejas na área, mas apenas sete foram abordados no Apocalipse.

As mais claras evidências a favor dos que defendem a escrita do Livro de Apocalipse para depois de 70 dC podem ser encontradas em cinco  cartas dirigidas a cinco Igrejas listadas entre as sete. Vamos  examinar aqui detalhes na carta à Igreja de Filadélfia.

Para a Igreja de Filadélfia, nos versos 10 e 11 do capítulo três, Cristo disse a João para informá-los de que a “hora da tentação” era “para vir sobre todo o mundo”.

Os preteristas acreditam piamente que essa “hora da provação” descreve exatamente o que os judeus passaram nas mãos do exército romano em 70 dC. No entanto, isso gera um problema enorme, pois se João escreveu aqui antes da destruição de Jerusalém, e que a escrita tranquilizava a Igreja garantindo que ela seria poupada dos infortúnios que viriam sobre a mesma Jerusalém, por que o Apóstolo  informa também  que a provação  atingiria todo o mundo? A ênfase indica que os fatos são de natureza universal.

Não faz sentido a promessa para Igreja de Filadélfia, localizada centenas de quilômetros distante da Judeia, de que ela seria poupada da tribulação que se abateria sobre Jerusalém.

Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Apocalipse 3:10,11

“… te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”

A hora da tentação  é sobre TODO O MUNDO!

A promessa de blindar a igreja de Filadélfia do julgamento não tem sentido se o julgamento ocorre muito além das fronteiras da cidade, em Jerusalém. Portanto, a realidade profética é outra: a profecia trata de eventos que ainda estão para se cumprir. A destruição de Jerusalém ocorreu em 70 dC, mas as calamidades  que provariam a Igreja existente imediatamente após a época da escrita de João, também é um aviso profético à  Igreja que existirá na tribulação vindoura.

O insistente detalhe no texto fala de calamidades que atingirão o mundo todo: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” Apocalipse 3:10.

O texto diz que a Igreja será guardada da tribulação que vem sobre todo o mundo, sobre toda à terra. Isso não pode ser uma alusão para a guerra entre Jerusalém e Roma.

A referência aponta para uma época distinta dos acontecimentos em 70 dC, confirmando que Apocalipse foi redigido, em sua totalidade, quase 30 anos após os eventos que assolaram a cidade de Jerusalém.

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